Este Blog é sobre Poemas,Livros,Crônicas,Músicas,Programação Televisiva e Espiritualidade.

Queridos amigos, Este é um dia muito importante para mim,por duas razões: 1) Porque é o dia do meu aniversário oficial; 2) Porque é o dia em que estou estreando este blog,algo que sonhava fazer havia muito tempo.

Nesta minha primeira postagem,achei importante explicar a razão do nome do blog:trata-se do título de um dos meus poemas,escrito em 2009,ano muito difícil para mim,apesar de divisor de águas,ou talvez exatamente por isso – eu estava com meio século de vida.Mas,voltando ao título do blog,é preciso que se diga que o mesmo consiste,na minha opinião,num dos mais belos nomes de poema por mim  escolhidos.Eu considero-o,sobretudo,como uma espécie de mantra;trata da maneira como sinto serem os poemas,as músicas,enfim,tudo o que é bom,útil e belo,ou seja,algo repleto de DELICADEZAS,MATIZES & INFINITUDES.

Vamos ao poema cujo título originou o nome do blog em questão:

 DE DELICADEZAS,MATIZES & INFINITUDES

Infinita-me de estrelas
o colorir das telas
quero tê-las
o iluminar das velas
peço vê-las
as cores no vitral
vital retê-las.
 
Preciso amar o belo
do amarelo
pois é toda união
universátil.
 
O verde da verdade
verdesperta
e o ver de novo a cura
é desejável.
 
Aquarela-me
de luas
o desnudar tulipa
das ondinas,
o desnadar em sílfides
das ninfas,
o desandar em paz
das cachoeiras.
 
Preciso é todo azul
que a luz alcança
e cruza em norte e sul
minhas vontades.
 
É poderosa a rosa
que em meu peito
amorencanta a flor
das caridades.
 
Ilimita-me de nuvens
o delatar das cores
multicores
o dilatar das íris
no arco-íris
o deletar da treva
 e seus negrores.
 
É necessário o branco
do equilíbrio
pois vibram como símbolo
os matizes.
 
Ao ver melhor no espelho
o tom vermelho
o som e o sangue e o suingue
são felizes.
 
Apodera-me de sóis
o deflorar de pétalas
em gomos
o deflagrar das brandas
salamandras
o desfilar alegre
dos gnomos.
 
Eu necessito sempre de um recanto
Recantiara areia da ampulheta
que escorre e me socorre
ao escorrer.
 
Eu vejo o lume e a lente em violeta
e a violenta febre da vitória
levita-me de glória
o renascer.

Maria Elizabeth Candio 12/11/2009    

Comentários em: "Razão da escolha do título deste Blog" (47)

  1. Lindo Beth,dizer o que? Parabéns,infinitamente PARABÉNS ! Bjs.

    • Obrigada pelo carinho!
      Você foi a primeira a postar aqui e disso jamais vou me esquecer…
      Por essas e outras,você estará para sempre na minha memória afetiva.

      Beijocas mil,

      Beth Candio

  2. Rosimari disse:

    Beth, maravilhoso e Parabéns! Bjs

  3. Dora cabral disse:

    Betinha, que poema maravilhoso, gostei muito,deu atender que veio realmente do fundo da alma, e muito melhor quando se lê com os olhos da alma. Adorei

  4. Muitas vezes na impotência de nos renovar em atitudes, vem a renovação através das palavras. E viva a poesia.

  5. Lindo poema, Beth, gostei do uso desafiador dos verbos beijo

    • Obrigada,querida obra das obras do grande Manuel Bandeira,a quem sempre admirei!
      Estou agora mesmo postando novos poemas.
      Volte sempre por aqui.
      PS: Posso colocar aqui um link do seu Ovo Azul Turquesa? Seria uma honra.
      Beijos
      Beth Candio

  6. Regina disse:

    Beth,
    Parabéns , Sucesso !

  7. Elizabete M. disse:

    Bethinha, amei seu blog!
    Parabéns pela belíssima forma em que faz uso das palavras!
    Grande beijo! Sucesso!
    😉

  8. lindo, seu trabalho envolvente , gostoso de ler e se jogar de cabeça naquele momento ,flutuar ,enfim ,maravilhoso!!!

    • Agradecimento talvez tardio,mas acredito que sempre é tempo de agradecer uma querida visita e lindas palavras como as suas!
      Obrigadíssima e beijocas mil!
      Volte sempre!

      Beth Candio

  9. Maravilhoso Beth, tua expressão é um presente aos amantes da boa literatura, um talento onde nota-se o amor à vida como um todo, pelas tuas letras e rimas, consigo desnudar brevemente a pureza da tua alma. Parabéns e obrigada, teus poemas são realmente lindos, voltarei a este espaço sempre. Desejo muita paz, luz e sucesso a vc, que o amor continue a inspirar-lhe nesta linda brincadeira de fazer arte, pois, considero a essência natural e especial de alguns seres, ter o dom iluminado da expressão artística…bjusssssss
    Verafonseca

    • Obrigada pela visita e lindas palavras.
      Também seu site transmite pureza e magia explícitas!
      Volte sempre mesmo,pois será um grande prazer,como é uma grande honra tê-la conhecido pelo Facebook (o qual tinha mesmo que ter a palavra “livro” no nome…).
      Beijocas mil,

      Maria Elizabeth Candio

  10. Dalva disse:

    Beth, parabéns adorei seu blog.
    O que falar de você ou para você se tudo já está “aqui” em seu blog. Ele já diz tudo de você e de sua sensibilidade.
    Adoro você.
    Beijos

  11. Quando eu crescer quero escrever assim rsrsrs
    Lindo!
    Sua sensibilidade sempre saltando aos sentidos.
    beijos

    • Querida e inesquecível Mônica,

      Obrigada pelas carinhosas palavras.Mas saiba que “quando você crescer” você escreverá muito bem “do seu jeito”,com o seu estilo.
      Obrigada pela visita.Volte sempre!
      Beijocas,
      Beth Candio

  12. Querida Beth, sou fã incondicional da sua poesia e da sua pessoa. Estou adorando o Blog!Quero te ver famosa, publicando em grandes editoras. Ainda hei de viver para ver isso! Beijo grande

    • Minha querida Sueli,

      Muito obrigada pela extrema gentileza!
      Também quero fazer o suficiente para alcançar a repercussão necessária.Penso em também aventurar-me na prosa.
      Beijocas mil,
      Beth Candio

  13. Muito lindo seu blog amiga! Amei seus escritos, prossiga escrevendo e encantando. Beijinhos

    • Obrigada pela visita e pelo carinho que me enviou através de suas lindas palavras!
      Desejo e vou prosseguir,sim,e estou perto de,inclusive,publicar meu novo livro.Aguarde,que você será convidada para a festa de lançamento,com muita alegria de minha parte!
      Beijocas mil,
      Beth Candio

  14. Jairo Freitas disse:

    Lindo blog;
    Lindas poesias;
    Lindas palavras;
    Só quem tem “sensibilidade” pode “curtir” seu trabalho, Beth!
    Parabéns pelo trabalho!

  15. Olá Beth amei seu blog… Ainda estou navegando por ele… Mas já gostaria de te dar os parabéns…

    Beijos
    Maria Inês Simões

  16. Malu Moraes disse:

    Lindos poemas!
    Muita sensibilidade!
    Bjs

  17. I s very nice your blog, i liked very much cuz this have very sense,You is very inspired on poemas on the phrases so pretty,continues so ,that God bless you always =)

  18. Aqui na Internet a gente sempre passa muito depressa por tudo. Já que me pediu, vim, num rápido passeio pela madrugada, espiar os seus trabalhos. Não deu para ler tudo, mas vi alguns que considerei muito bons. Citaria, de imediato o soneto, logo mais abaixo, e depois um outro mais longo, ilustrado pelas cartas do tarô. Teria de ver com mais calma, em hora mais apropriada. Mas é evidente que vc tem talento. Parabéns. Ricardo Alfaya.

    • Caro Ricardo,

      Obrigadíssima pela visita e pelos comentários carinhosos.Volte sempre,pois será uma renovada alegria para a minha alma de poeta.
      Beijocas mil,
      Beth Candio

  19. Belíssimo Blog! Um prazer caminhar por versos encantadores que toca a alma!
    Voltarei sempre! Abraços da Tê!

  20. realmente um belo texto merece o destaque…bjuuu

  21. Beth, andei viajando por seu blog diversas vezes…é uma viagem que temos de fazer várias vezes mesmo pq há muito a ..
    Seus textos são de uma sensibilidade singular…vc é encantadora! Costumo ( é vicio já..rsrsr) classificar as pessoas que cruzam meus caminhos, por pessoaa normais e as essenciais, especiais… “ETs”. Vc faz parte deste último grupo…está neste mundo pra ajudar em sua reconstrução, at´ravés de tuas palavras e açoes…
    Beijos em tua alma, querida amiga! Muito feliz de ter te conhecido e poder estar em contato contigo!

    Parabéns pelo blog…ele é especial, como vc…encantador!
    Jeanne

  22. Beth, andei viajando por seu blog diversas vezes…é uma viagem que temos de fazer várias vezes mesmo pq há muito a apreciar ..
    Seus textos são de uma sensibilidade singular…és encantadora! Costumo ( é vicio já..rsrsr) classificar as pessoas que cruzam meus caminhos, por pessoas normais e as essenciais, especiais… “ETs”. Vc faz parte deste último grupo…está neste mundo pra ajudar em sua reconstrução, através de tuas palavras e açoes…
    Beijos em tua alma, querida amiga! Muito feliz de ter te conhecido e poder estar em contato contigo!

    Parabéns pelo blog…ele é especial, como vc…encantador!
    Jeanne

    • Querida Jeanne,

      Não tenho palavras capazes de expressar meu encantamento por seu encantamento,pois estou também encantada por você.
      E que este encantamento jamais se esgote,tal como os ritmos que esboço em meus poemas.
      Muito obrigada por tudo,embora eu não me considere tão especial assim.Um ET talvez,e dos mais necessitados de acertos ainda.

      Beijos na sua alma linda e singela,

      Beth Candio

  23. Maiana Dias disse:

    “Amai para entedê-las pois só quem ama pode ouvir as estrelas…”
    O que dizer? Amei…

  24. Mauro disse:

    Oi Beth,

    Parabéns pelo Blog e sucesso!!!!

    Mauro

Deixe um comentário

